quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Dinheiro decide morrer















Sabe aquela Consumista Compulsiva? Pois é. Vai ter que morrer. Hoje. Como o próprio nome já diz, ela anda c
onsumindo demais. Sente que "precisa" das coisas quando na verdade pode viver muito bem sem elas. Sente que está fazendo um bem pro mundo consumindo dessa forma mas na verdade só está fazendo mal pra ela (na verdade, pro bolso dela). De tanto mal que ela fez consigo mesma chegou uma hora que seu corpo não suportou mais.
Pois é, ela vai morrer. E na certidão de óbito terá apenas: "falha múltipla dos órgãos próximos ao coração (bolsa, mais precisamente, cartão de crédito)." No lugar dela vai nascer a Consciente, aquela que só gasta quando tem e guarda um pouco pra mais tarde, se precisar.
Pois bem. Vejamos. No cartão de crédito da Consciente só terão gastos com:
  • gasolina (ela tem que andar)
  • supermercado (ela tem que comer)
  • água mineral, água de côco ou suco (ela tem que se hidratar)
  • salão de beleza (porque beleza, como já diria Vinicius, é fundamental)
  • parcelas de compras anteriores ao óbito (eles morrem e o espólio fica)
A Consciente não andará pelos lugares como fazia sua antecessora, a Consumista. Não passará seu cartão para comprar bebidas, lanches, presentes e até mesmo favores (a Consumista também teve um coração). A Consiente só ingerirá bebidas alcoólicas em festas particulares, patrocinadas por outras pessoas. A Consciente comerá seu sanduíche sempre antes de sair de casa, porque já comprou todo o seu alimento com o cartão de crédito ao fazer supermercado. Se a Consumista for convidada a algum aniversário, não dará presentes caros. Nada disso. Ela dará presentes com personalidade, como o bolo de aniversário, a sobremesa ou até mesmo o prato principal, todos feitos por ela mesma, claro. Roupas, só comprará duas até o final do ano: as duas roupas dos dois casamentos que ocorrerão em sua família. Quanto aos demais eventos que pedem um traje formal, a Consciente já possui guarda-roupa suficiente para suprir tal exigência. Bijuterias, a Consciente já herdou o bastante para suprir sua composição durante pelo menos duas temporadas. Livros também não precisará, já possui a estante cheia e a biblioteca de sua faculdade mais ainda. Durante o primeiro mês após a morte da Consumista, para honrar o luto, a Consciente não irá para nenhum local que cobre entrada. Se quiser sair de casa, terá que ser para um local free. E crédito de celular não terá. Simples assim. Em caso de emergência usará o cartão telefônico de trinta unidades que se encontra na sua carteira.
Ela vai sobreviver. É uma mulher forte, independente, que sabe o que quer. Torço por ela. E para que não seja assombrada pelo espírito de Consumista Compulsiva ela deixará um relatório escrito neste blog todos os dias, com seus gastos, economias e conquistas.
Amanhã ela aparece por aqui.



Nenhum comentário: